A FCJ Venture Builder, maior rede de venture building na América Latina, anunciou o lançamento de sua plataforma de equity crowdfunding. A InvestPlus tem a meta de democratizar o investimento em startups de estágios iniciais. Nesta plataforma, os investidores poderão realizar aportes a partir de R$ 500.
O investimento via equity crowdfunding, ou investimento coletivo, é uma modalidade regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) desde 2017. De acordo com números divulgados pela Startupi, em 2022, foram investidos quase R$70 milhões em 128 startups brasileiras.
Isaac Ivanoff, CEO da plataforma, explica que “a InvestPlus, além de ajudar startups a captar fundos, busca também ser um canal de educação, mostrando para a sociedade que é possível diversificar a carteira de investimentos, direcionando parte desta com startups que têm grande potencial de crescimento e retorno”.
De acordo com o CEO, qualquer startup que busque investimento poderá se cadastrar na plataforma online, seja ela do portfólio da rede FCJ ou não. O processo de avaliação será conduzido pelo time técnico e multidisciplinar da InvestPlus e, quando aprovadas, as startups terão acesso a um programa de aconselhamento e acompanhamento, análise de pitch e ajustes em seus materiais, de forma a torná-las mais atraentes para o mercado e obter êxito no processo de captação.
Nos últimos anos, a popularidade das startups cresceu não apenas entre investidores profissionais e fundos específicos, mas entre pessoas com volumes financeiros menores e corporações. A aproximação com companhias e indústrias se dá principalmente pela necessidade de inovação que esses negócios enfrentam e a resposta rápida que as startups podem oferecer para solucionar dores corporativas.
Ivanoff destaca que “o grande diferencial da InvestPlus para as startups é o grau de sofisticação no aconselhamento que será oferecido às empresas que forem avaliadas e aceitas pela plataforma”. “Graças à busca constante por conhecimento, melhores práticas e tendências por parte dos executivos da FCJ, oferecemos o que há de melhor em governança para startups, um fator crucial para a atração de investidores”, ressalta.
Para os investidores, o maior benefício é acessar um mercado que, há poucos anos, era restrito a grandes fundos. “As pessoas terão acesso a uma plataforma que compartilha conhecimento sólido dentro desse universo, com oportunidades de investimento em startups de diversos segmentos e tamanhos, além de acesso às ferramentas necessárias para investir com segurança e retornos positivos. Tudo isso, sem contar a proximidade que terá com todo o Grupo FCJ e seu portfólio já conhecido e trajetória respeitada pelo mercado mundial de startups”, finaliza Isaac Ivanoff.
Segundo o CEO, a InvestPlus também tem planos ousados com parceiros do mercado financeiro para potencializar o investimento em startups. O lançamento da plataforma será divulgado em breve.