Maior Venture builder da América Latina e principal HUB de Inovação e Empreendedorismo de Minas Gerais foram os organizadores do evento que dobrou expectativas e reuniu mais de 900 startups e 4 mil pessoas
O Grupo FCJ Venture Builder, multinacional mineira líder em venture building na América Latina, que integra startups, investidores, corporações e universidades para desenvolver negócios inovadores, junto com o Órbi Conecta, HUB de Inovação & Empreendedorismo Digital, foram os organizadores do primeiro Minas Summit. Com foco em inovação corporativa, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, no dia 30 de junho. O evento superou as projeções iniciais e contou com a presença de 900 startups, 4 mil inscrições, 26 painéis de discussão e 104 palestrantes / painelistas.
O CEO da FCJ, Paulo Justino, ao lado da Dany Carvalho, CEO do Órbi, abordou no primeiro painel a importância do fomento à inovação no estado, polo de startups no país, com destaque para a consolidação de “San Pedro Valley”. Guilherme da Cunha, Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas apresentou ações que o órgão está implementando para impulsionar a inovação. Entre os projetos anunciados, muitos visam desburocratizar o trabalho das startups e acelerar o crescimento das empresas. Como, por exemplo, o Hub MG Gov, projeto de inovação aberta que busca aumentar a eficiência e a desburocratização do serviço público estadual implementando soluções tecnológicas desenvolvidas por startups. Além disso, o Seed, Programa de Aceleração de Startups tem como objetivo ajudar empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais, entre outros.
Os projetos da Superintendência de Inovação Tecnológica de Minas Gerais têm por objetivo fomentar o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias para acelerar o processo de transformação do conhecimento científico e tecnológico em inovações de produtos, serviços ou processos, bem como estimular o crescimento da indústria criativa e promover a diversificação da economia através da tecnologia e inovação.
Segundo Justino, os programas que estão sendo desenvolvidos pelo governo mineiro são fundamentais para apoiar o setor. “Fomentar os negócios de startups é tornar o estado um polo econômico em inovação”, afirma Justino.
Na programação do Minas Summit painéis importantes mostraram a força da inovação no estado e também colaboraram para a interação entre os participantes. Dentre os destaques, podemos citar a ‘Batalha de Startups’, com a premiação Startup Race. Sem esquecer o protagonismo feminino, o evento trouxe mulheres para debater o papel feminino na inovação, em ‘Mulheres Elétricas: inovação e Protagonismo Feminino na nova economia’, com Ana Laura Rebello, Carol Gilberti, Dani Bezerra e Paula Mazanék.
Para Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta, a expectativa é que o evento possa impulsionar e fortalecer a economia de Minas Gerais. “O Minas Summit, em sua primeira edição, abre portas para uma nova economia, uma nova geração de startups e também para que novas empresas, novos fundos de investimento possam conhecer a potência econômica de Minas Gerais em gerar negócios inovadores”, esclarece.
Os patrocinadores do Minas Summit são: Framework, Board Academy, Zendesk, Yazo, Grant Thornton, SEBRAE, Codemge, Governo de Minas Gerais, Minascentro e Prefeitura de Belo Horizonte.
Confira as fotos oficiais do evento aqui.
Programação completa no site: www.minassummit.com
Você foi ao Minas Summit? Se tiver algum feedback ou sugestão sobre o evento, ficaremos felizes em ouvi-lo. Sua opinião é importante para nos ajudar a oferecer experiências ainda mais relevantes em eventos futuros. Preencha nosso formulário com seu feedback.