Aceleradora adere ao modelo de Corporate Venture Building para promover escalabilidade a 30 startups em 5 anos
As healthtechs com foco em saúde pública e em odontologia terão um novo apoio no desenvolvimento de suas soluções. A aceleradora HealthAngels anunciou sua entrada no mundo do Corporate Venture Building após licenciar o modelo oferecido pelo Grupo FCJ. O foco é gerar maior robustez às operações e, nos próximos cinco anos, selecionar, codesenvolver e escalar 30 startups.
O mercado das healthtechs segue aquecido. De acordo com o relatório Startup Landscape: Health Techs, promovido pela Liga Ventures e a PwC Brasil, foram mapeadas mais de 500 startups de saúde ativas, que oferecem soluções em 35 diferentes categorias. Embora muitas delas tenham sido criadas entre 2019 e 2022 (36%), os investimentos nessas soluções continuam subindo. Entre janeiro de 2022 e junho de 2023, foram realizados 38 deals que somaram R$ 1,3 bilhão.
Nesse cenário, a HealthAngels Venture Builder buscará startups de saúde que atendam duas áreas de alta procura por soluções tecnológicas: saúde pública e odontologia. A companhia está em busca de healthtechs e odontotechs com foco em eficiência de gestão, melhoria do serviço prestado ao paciente e aumento da qualidade de vida das pessoas.
Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE, apontam que, entre 10 brasileiros, 7 dependem exclusivamente do SUS para tratamento. “A rede pública de saúde necessita de parceiros estratégicos para aplicar soluções inovadoras capazes de transformar esse sistema”, pontua Tony Nascimento, um dos idealizadores da HealthAngels Venture Builder.
“Nós temos parceiros-chave no estado de São Paulo, atendendo prefeituras e estado, e estamos na linha de frente, então vemos os desafios que as startups podem solucionar.”
Com as odontotechs não é diferente. “Temos um número aproximado de 400 mil dentistas e mais de 70 mil clínicas espalhadas pelo país, e que também precisam de soluções tecnológicas”, explica Nascimento.
Com o lançamento da corporate venture builder, a meta inicial é promover soluções para o Sistema Único de Saúde no estado de São Paulo e atender clínicas odontológicas e dentistas em todo o país. Futuramente, está nos planos da CVB levar as melhores startups para países da América Latina que compartilham dos mesmos desafios que o Brasil.
Para as startups, essa é uma oportunidade de fazer parte do maior ecossistema de venture building do mundo. As empresas selecionadas para o portfólio da HealthAngels Venture Builder contarão com apoio em backoffice, na construção e validação das soluções, em governança, compliance, fundraising e vendas. Ainda, as startups terão acesso a uma rede internacional de mentores e mais de R$ 500 mil em perks, benefícios para desenvolvimento tecnológico.
“Temos um potencial grande de levar startups para esses mercados e temos certeza de que bons produtos e serviços serão bem-recebidos, sem contar o fato de que, com a metodologia da FCJ, a proporção de escalabilidade das startups é muito grande”, explica Nascimento. “Conhecemos as “dores” e as necessidades, agora vamos em busca das soluções.”