FCJ

FCJ Group cria sistema para classificação das startups do portfólio

O Startup Graduation é uma ferramenta que vai auxiliar a traduzir a maturidade das startups do grupo.

A FCJ Group, maior plataforma de inovação aberta da América Latina, anunciou a criação de um novo sistema para classificação das mais de 300 startups do portfólio. Com base em critérios específicos, a nova ferramenta ajudará a mensurar o nível de maturidade das empresas e a identificar as melhores soluções de acordo com a procura do mercado.

Em um cenário diversificado e com interesses internos e externos que surgem em diferentes etapas de maturidade do ciclo de vida de uma startup, o Startup Graduation contará com quatro níveis de graduação: Alpha, Beta, Traction e Scale. Startups que já possuem operações internacionais contarão com o selo adicional Global.

Os requisitos utilizados para a graduação de cada nível são critérios de evolução de uma empresa, como faturamento, time, produto/serviço, marketing, vendas e governança. Para cada um desses critérios, as empresas precisam ter alcançado determinado nível de maturidade para que a graduação aconteça.

A cada graduação, as startups receberão selos digitais, certificações e outros itens, como quadros e troféus. Com essa análise, a FCJ Group terá uma visão clara da evolução do portfólio, além de poder atuar de acordo com a necessidade específica de cada startup.

“Essa é nossa primeira versão e vamos evoluindo conforme entendemos que esses critérios precisam ser atualizados ou melhorados”, pontua Giovanni Oliveira, Diretor de Operações da FCJ Group.

Gerenciar um portfólio de startups exige uma abordagem estruturada para avaliar e monitorar o progresso de cada empresa. Um sistema de graduação que categoriza startups em níveis, oferece benefícios essenciais, começando pela avaliação objetiva e consistente. Com critérios claros, o sistema elimina a subjetividade e assegura que as decisões sejam baseadas em dados.

Além disso, esse sistema facilita a identificação de áreas que precisam de atenção, permitindo que os gestores das VBs e CVBs direcionem recursos de forma eficaz para ajudar as startups a superar desafios específicos de cada fase. Ao realizar avaliações periódicas, o sistema possibilita um acompanhamento contínuo, garantindo que as startups avancem de maneira saudável, com ajustes estratégicos conforme necessário.

Para investidores, um sistema de graduação simplifica a comunicação, oferecendo uma visão clara e rápida do estado de cada startup no portfólio. Isso fortalece a confiança no processo de gestão do portfólio. Do lado das startups, o sistema funciona como um roadmap claro, incentivando a melhoria contínua ao oferecer diretrizes para alcançar novos marcos.

Em linhas gerais, o startup graduation é uma ferramenta para alinhar expectativas, direcionar esforços e aumentar as chances de sucesso das startups. Ele estrutura o acompanhamento do portfólio, beneficiando tanto investidores quanto startups ao longo de sua jornada de crescimento.

Confira aqui os critérios de evolução de cada nível detalhadamente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AssuntosRelacionados

Recentes

Cases de sucesso

Rolar para cima