Empresas lançam juntas o Sinapse, um portfólio integrado de soluções com foco em inovação e desenvolvimento de novos negócios
O Brain, Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) com foco em inovação da Algar Telecom, e o FCJ Group, pioneiro no modelo de Corporate Venture Builder no Brasil, uniram suas expertises para a construção de uma visão integrada de soluções que favoreça a inovação aberta em grandes e médias empresas. Da parceria surgiu o Sinapse, um framework integrado de iniciativas capaz de apoiar as organizações em toda sua jornadade desenvolvimento de novos negócios.
A parceria une a experiência global da FCJ, com mais de 50 operações, 300 startups em portfólio com valuation superior a R$ 2,4 bilhões, à expertise em consultoria e transformação digital do Brain Solutions, braço do Brain que possui um amplo portfólio de serviços, desde treinamentos a consultoria especializada. O Brain Solutions tem o objetivo de auxiliar todo processo de inovação das empresas, desenvolvendo projetos desde a experimentação e prototipação até a criação de novos produtos e negócios.
“O Sinapse representa uma evolução para o mercado de inovação corporativa, conectando expertise global e metodologias avançadas para entregar soluções reais e escaláveis. A parceria fortalece a capacidade de entrega de ambas as organizações, como também estabelece um novo padrão para a inovação corporativa”, explica Justino CEO e Fundador do Grupo FCJ.
A solução se divide em quatro pilares: Estratégia, Validação, Go-to-Market e Crescimento. Cada pilar oferece suporte específico para as empresas, desde o planejamento estratégico até a escala de startups. Além disso, os eixos de Cultura e Governança garantem a capacitação de líderes e a otimização da gestão.
Outro diferencial são os modelos flexíveis para atender empresas em diferentes estágios de maturidade. No CVB as a Service (Corporate Venture Builder as a Service), os clientes têm acesso a uma solução como um serviço, de rápida implantação para conectar empresas a startups de maneira eficiente. Já no Corporate Venture Spin-Off, o objetivo é desenvolver, acelerar e escalar novos negócios e soluções da organização de dentro para fora (podendo ou não chegar ao nível de separação da organização mãe).
Combinando esses modelos a fundos de venture capital, o framework oferece uma integração robusta entre Corporate Venture Builder (CVB) e Corporate Venture Capital (CVC), permitindo que empresas maximizem seu impacto e escalem soluções com maior eficiência.
A composição das iniciativas e atividades são customizadas conforme as necessidades e características de cada desafio a ser tratado. “Utilizamos nossa experiência para mapear as principais dores enfrentadas pelos empreendedores no Brasil e quais soluções seriam mais adequadas para solucionar os principais problemas. Com isso, poderemos conectar empresas, impulsionando a colaboração e a geração de novas soluções, simplificando a jornada de inovação, ao mesmo tempo em que reduzindo riscos e acelerando o time-to-market”, finaliza Alexandre Campos, head de Cultura de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento e Solutions do Brain.
Sobre o FCJ Group
FCJ Group é pioneira e referência no modelo de Corporate Venture Builder (CVB) na América Latina, sendo uma das maiores venture builders do mundo. Fundada em 2013, a empresa é reconhecida por sua abordagem inovadora em conectar grandes corporações a startups de alto potencial, ajudando-as a inovar, crescer e transformar mercados.
O grupo se destaca por seu modelo único de venture building, que vai além de incubadoras e aceleradoras tradicionais, oferecendo uma estrutura completa para desenvolvimento, escalabilidade e gestão de startups. Com presença em mais de 50 operações globais e um portfólio que ultrapassa 300 startups com valuation combinado de R$ 2,4 bilhões, o FCJ Group é um catalisador de inovação aberta e resultados consistentes para empresas de diversos setores.
Reconhecimento
O FCJ Group é amplamente reconhecido por sua capacidade de criar valor tanto para startups quanto para grandes empresas, consolidando-se como líder em um dos modelos mais promissores de inovação corporativa.
Sobre o Brain
O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP, Recife/PE, além de hubs em Curitiba/PR e Aveiro/Portugal. Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0, Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.
Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.
Sobre a Algar Telecom
A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.
Com 70 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 137 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.
Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,2 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa – comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadora.