A FCJ Venture Builder, multinacional mineira líder em venture building na América Latina, anunciou a criação do programa Escalator, que tem como foco acelerar o desenvolvimento de scale-ups, startups de alto potencial de crescimento. O projeto será liderado por Felipe Matos, referência em empreendedorismo tecnológico no Brasil, empreendedor serial, ex-presidente da Associação Brasileira de Startups e autor do livro “10 Mil Startups”. A primeira seleção contará apenas com startups do grupo FCJ, que serão acompanhadas durante 12 meses.
De acordo com as análises do projeto, os principais pontos que as startups precisam considerar ao buscar a escalabilidade são 1) vendas, já que, para escalar, precisam vender mais e mais rápido, 2) a priorização, tanto de pessoas quanto processos, 3) governança e compliance, que geralmente são deixados de lado quando as startups crescem rapidamente, e 4) captação de investimentos . Todos esses pontos, somados, fazem diferença para o sucesso da scale-up .
“Estou muito animado com a minha entrada no grupo FCJ, que tem um histórico impressionante na construção de corporate venture builders. Vamos levar as startups do grupo para o próximo nível com o programa Escalator”, diz Felipe Matos, líder do programa.
Considerando as dores de startups maduras, o Escalator buscará preparar essas empresas para rodadas de fundraising de Série A e B e para o exit. As exigências são que as scale-ups tenham receita recorrente mensal acima de R$ 80 mil ou captação acima de R$ 1,5 milhão.
Após a seleção, as startups passarão por uma etapa de diagnóstico, na qual serão avaliadas as reais necessidades do negócio. Na próxima fase, as empresas darão início ao ciclo de buildagem 2.0 da FCJ, com mentorias premium e apoio em diferentes dimensões, conforme o diagnóstico inicial. O modelo é baseado em sprints mensais que englobarão as necessidades estruturantes de uma scale-up, como pessoas, processo e ferramentas, governança, produto e financeiro, e a área de growth, considerando marketing e vendas, fundraising, inteligência setorial, M&A e relacionamento com o ecossistema.
As inscrições para o programa Escalator serão divulgadas em breve pela FCJ Venture Builder e a previsão é que o primeiro ciclo de buildagem 2.0 se inicie ainda no mês de junho.