A Varejo Ventures, corporate do Grupo FCJ focada no segmento, realizou uma palestra para apresentar o modelo de inovação aberta às CDLs regionais
Varejo Ventures e CDL Jovem se reuniram na última quinta-feira, 18, para a 1ª edição do “Inova Varejo”. O evento, que busca fomentar o empreendedorismo de jovens brasileiros, foi promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e dirigido pela CDL Jovem, empresa fundada em BH, e que hoje atua em 19 estados brasileiros e no DF.
Na programação, a transformação digital foi o tema central das palestras, que apontaram os impactos da pandemia para os varejistas e as mudanças na forma de consumo neste período. Matheus Mascena, líder do projeto, destaca o propósito da iniciativa para a categoria. “[O Inova Varejo] nasce da dificuldade do varejista brasileiro de se transformar digitalmente. Os empresários vêm de uma cultura em que eles passam a não entender e acompanhar a evolução do mercado, e o consumidor já está 100% adaptado”, explica Mascena.
Tendo a formação de varejistas como um dos pilares, o projeto oferece uma plataforma que facilita o contato com startups, empresas e tecnologia. Além do acesso a recursos digitais, o site possibilita o crescimento de networking na área.
No encontro, pontos como cultura de inovação; negócio com propósito; flexibilidade geográfica advinda da pandemia e melhoria da jornada do cliente também foram destaque.
Olhar atento à inovação corporativa
O modelo desenvolvido pela FCJ Venture Builder e Varejo Ventures, focado na inovação aberta, e a proximidade com a Confederação, foi fator determinante para a parceria no Inova Varejo, de acordo com Mascena. A Varejo Ventures, Corporate Venture Builder do Grupo FCJ, surgiu da parceria entre CDL BH e FCJ Venture Builder, e hoje atende o segmento de varejo no ecossistema de inovação.
Durante a palestra realizada por Emílio Parolini, CEO da Varejo Ventures, e Júlio César Gomes, Diretor Comercial da FCJ, foi apresentada a oportunidade das CDLs regionais integrarem o modelo de inovação aberta. Segundo Emílio, trata-se de uma possibilidade de levar inovação e promover emprego nas cidades brasileiras. “Além disso tudo, a CDL está ganhando o ativo patrimonial”, destaca.
CNDL Ventures
Uma nova Corporate Venture Builder pode estar a caminho. De acordo com Parolini, a CDL Jovem está realizando reuniões junto à CNDL, para a criação da CNDL Ventures. Para empreendedores, investidores e empresários das organizações, pode ser uma nova forma de fomentar a inovação no varejo.
“O trabalho está em andamento com a CDL Jovem e agora estamos levando para a diretoria da CNDL. O objetivo é levar o nosso modelo de licenciamento com a criação de uma CVB para as CDL´s regionais, acompanhados pela CDL Jovem”, conclui o CEO.