Federaminas desenvolve projeto de inovação corporativa em parceria com a FCJ Venture Builder

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais busca estreitar os laços com startups para levar soluções inovadoras para o mercado mineiro

Inovação corporativa e conexão com startups estão no centro dos interesses da Federaminas. Desde 2017, ano em que a federação realizou o primeiro Encontro Conexão Startups, a instituição vem promovendo ações que buscam aproximar as associações comerciais mineiras dos ecossistemas de startups com o objetivo de criar novos negócios, gerar valor para as associações, startups e sociedade e, ainda, contribuir para a diversificação da economia mineira.

Em parceria com a FCJ Venture Builder, uma multinacional líder no segmento de venture builder, o anúncio do lançamento do projeto de inovação corporativa integra as estratégias da Federaminas de preparar as empresas filiadas às associações comerciais para se tornarem mais competitivas, possibilitando a conexão com startups inovadoras e soluções tecnológicas capazes de gerar oportunidades reais nas mais diversas áreas do mercado.

Assim como todos os benefícios da Federaminas, compartilhados entre as associações comerciais e empresariais mineiras e seus associados, o novo projeto, denominado Federaminas Ventures, busca desenvolver startups que estejam alinhadas aos propósitos e dores das ACEs, transformando-as em fornecedoras de soluções e tecnologias para as empresas associadas.  

Fomento à inovação em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais detém um dos ecossistemas de startups mais maduros do país, que soma mais de 800 empresas nascentes e fica atrás apenas do estado de São Paulo. Ainda, Minas Gerais é sede de uma das comunidades de startups mais importantes do Brasil, o San Pedro Valley,  além de concentrar a terceira maior participação no Produto Interno Bruto nacional.

Entre as inúmeras iniciativas de fomento à inovação do estado, a Federaminas Ventures desempenha o papel indiscutivelmente significativo de fomentar a inovação para além da região metropolitana, de modo que empresários do interior do estado possam alcançar inovação de qualidade por meio das associações comerciais. Consequentemente, há um maior desenvolvimento dessas microrregiões, o que acarreta uma diversificação econômica dessas localidades, a geração de novos postos de trabalho e o aperfeiçoamento de cada ACE.

Inicialmente, as cidades selecionadas para o projeto desenvolverão três startups que oferecem soluções para o varejo, mas com a possibilidade de abertura para outros segmentos.

A atuação da Federaminas Ventures

Diferentemente de iniciativas tradicionais de impulsionamento e aceleração de startups, a Federaminas Ventures atuará lado a lado de startups que já passaram da fase de validação de seu produto mínimo viável (MVP) e oferecerá a essas empresas nascentes todos os recursos necessários para seu pleno desenvolvimento, como recursos financeiros, tecnológicos, jurídicos, contábeis, de mercado e humanos. Dessa forma, as startups selecionadas para compor o programa serão acompanhadas durante um período médio de 4 a 5 anos, nos quais a Federaminas Ventures aplicará uma metodologia operacional e mercadológica validada e acompanhará a performance do negócio até o momento de planejamento e execução do exit.

Com o apoio da FCJ Venture Builder, a Federaminas Ventures oferecerá às startups do seu portfólio melhoria em processos administrativos, acesso ao mercado, validação de produtos, melhoria em marketing e vendas, acesso a fundos de investimentos e outros benefícios essenciais para os empreendedores focarem, justamente, o desenvolvimento pleno de suas soluções.

Em relação às regiões selecionadas para o projeto, a Federaminas Ventures vai ajudá-las, por meio das empresas associadas a cada ACE, a superar suas principais dores de mercado, inicialmente no setor de varejo. Com startups que oferecem soluções de acordo com as necessidades de cada região, a Federaminas Ventures será capaz de aumentar o potencial de desenvolvimento dessas cidades, gerando, assim, benefícios econômicos para empresários, startups e para a sociedade.

Sobre a FCJ Venture Builder

A FCJ Venture Builder é uma multinacional pioneira em venture builder. A instituição, desde 2013, empenha-se em transformar ecossistemas de inovação no Brasil por meio do licenciamento do seu modelo de Venture Building 4.0, que foi adaptado justamente para atender às demandas e especificidades do mercado nacional.

Por meio de parcerias com empresas, instituições de ensino e outras organizações, a FCJ Venture Builder é considerada a maior rede de venture building da América Latina. Composta atualmente por mais de 30 empreendimentos, mais de 94 startups e mais de 450 investidores e presente no México, Estados Unidos, Finlândia e Portugal, a FCJ Venture Builder vem transformando a forma de fazer negócio ao criar um modelo de empresa exponencial.

O lançamento da Federaminas Ventures acontece no dia 2 de dezembro durante o XXIII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, um evento híbrido promovido pela Federaminas na sede do Sebrae em Belo Horizonte. 

Posts relacionados

Deixe umcomentário