A Agile Think, empresa que promove a cultura ágil e inovação por meio de consultorias e treinamentos para equipes e grandes corporações, e o Rota da Inovação, projeto que percorre os caminhos da inovação em alguns dos países mais desenvolvidos do mundo, anunciaram uma nova parceria com a FCJ Venture Builder para o lançamento da Startup School Ventures, uma corporate venture builder com foco em quatro frentes: governança, inovação, educação e inteligência artificial.
O objetivo da nova CVB é encontrar as melhores startups que tragam inovações e novas tecnologias, com empreendedores de alto nível, desenvolvendo soluções educacionais e de gestão utilizando a Inteligência Artificial como base. A missão da Startup School Ventures é transformar o ecossistema mundial de inovação e startups por meio da educação A CVB está fisicamente localizada em Limeira com escritório na cidade de São Paulo.
“A Startup School Ventures selecionará startups que tragam soluções para melhorias de processos e a tomada de decisão nas corporações, seja na estruturação de um modelo de negócios, em fundamentos de responsabilidade social, práticas de sustentabilidade, entre tantas outras frentes”, explica Deborah Zapata, co-idealizadora da nova empresa e CEO da Agile Think. Ainda, a CVB tem por objetivo se tornar parceira de startups com soluções em Inteligência Artificial e de projetos inovadores na área de educação.
Para isso, a diretoria da Startup School Ventures está empenhada em criar a primeira corporate venture builder do Brasil com ênfase em Educação e Inteligência Artificial. “Como já vimos em outros projetos, toda essa expertise em inovação e IA pode contribuir para a geração de conhecimento que, sem dúvidas, poderá ser ampliado com nossas ações no Brasil como também na América Latina e Europa”, comenta André Vidal, CEO da Startup School Ventures.
Seleção de startups
As startups interessadas em ingressar no portfólio da Startup School Ventures serão avaliadas em um Investor Day, no qual poderão apresentar suas soluções à banca avaliadora da CVB. A partir daí, passarão por validações e, uma vez no portfólio da Startup School Ventures, serão acompanhadas, em média, por 5 anos.
As startups terão acesso ao ecossistema da FCJ Venture Builder, com rede de mentores especialistas, conselheiros e executivos, amplo networking no cenário de inovação nacional e internacional e iniciativas de financiamento, que incluem investidores-anjo e fundos de capital de risco. Além disso, a Startup School Ventures oferecerá apoio em backoffice por meio de um centro de serviços compartilhados, conexão com o mercado, desenvolvimento estratégico em marketing e vendas, entre outros benefícios.
“Iremos, através de parcerias com empresas e universidades, fomentar a inovação e o empreendedorismo e trazer os conhecimentos adquiridos nas instituições de ensino para o mercado corporativo das empresas”, comenta Leandro Stok, um dos idealizadores da Startup School Ventures.
O lançamento da Startup School Ventures e a chamada para startups serão divulgados em breve pelas redes sociais da FCJ.