Fred Albuquerque será o CEO da FCJ Angels Network

Fred Albuquerque
Fred Albuquerque

Que as startups — e todo o ecossistema — têm um grande potencial de crescimento é um fato indubitável, como apontam os dados da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), que evidenciam um crescimento do ecossistema em mais de 200% nos últimos quatro anos (2015-2019). Contudo, para esse progresso ser alcançado, o investidor-anjo é uma das peças principais.

Muito mais do que simplesmente lucrar, os investimentos-anjo, hoje, são uma fonte potente de geração de renda, empregos e inovação, e essa demanda vem aumentando de forma substancial em todo o mundo mas principalmente no Brasil, e ainda mais agora, onde as remunerações no mercado financeiro não estão tão atrativas, os investimentos anjos passam a ser grande oportunidade de negócios.

E os dados divulgados pela Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo brasileiro, são promissores. Afinal, em 2019, o investimento-anjo no Brasil ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em aportes e o número de investidores-anjos chegou a 8.220. Esses são bons números para o crescimento no Brasil, mas ainda muito tímidos se comparados aos R$ 134 bilhões investidos nos EUA com 323.000 investidores.

Diante desse cenário, a FCJ Venture Builder traz para o ambiente de investimento em startups a FCJ Angels Network, que tem como objetivo apoiar os grupos de investidores anjos existentes e a criação de novas iniciativas em todo o Brasil, oferecendo um arcabouço jurídico, metodológica e acesso ao ecossistema de inovação, contado com a experiência e o apoio da rede de Venture Builder do grupo FCJ.

O projeto foi idealizado pelo Jorge Letra que durante a sua jornada como investidor e participante de vários grupo de investidores anjos no Brasil e exterior, segundo Letra “As principais dores dos grupos de investidores anjos são: o processo de seleção de startups (Deal Flow), avaliação criteriosa dos empreendedores e dos negócios, Due Diligence, Valuation e o processo de formalização do investimento” e segundo ainda Jorge Letra “a FCJ Angels Network tem como proposito levar um modelo robusto e profissional para as pessoas que desejam criar ou melhorar o seus grupos de investimento anjos.”

Para lançar a FCJ Angels Network foi selecionado o Fred Albuquerque, empresário, investidor anjo e professor da Fundação Dom Cabral.

Sobre Fred Albuquerque

Fred Albuquerque, ao longo de sua trajetória de mais de 25 anos profissionais, já atuou nas áreas de Branding, Comercial, Marketing, Comunicação e Educação. Como executivo, trabalhou em shopping center (varejo), com construção civil e também no segmento esportivo.

Como empreendedor, foi sócio da Loja do Galo e da Popcorn (agência de comunicação), desenvolveu produtos para o mercado esportivo através da Futebologia – a primeira empresa brasileira a fazer camisas retro do futebol onde até para o rei Pelé trabalhou. Além disso é empreendedor na área de agronegócio e cooperativismo com a Vila Cangume, um projeto que estimula o desenvolvimento agrícola, na produção de azeitona para fabricação de azeite, em Ouro Preto.

Como educador, atuou, e ainda atua, nos cursos de graduação e pós-graduação de grandes instituições brasileiras, como ESPM, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e Ibmec. Também foi mentor dos programas de aceleração Seed, Lemonade, Founder Institute, Fiemg Lab e do Empreenda em Ação. Além disso, também foi investidor-anjo na startup Club Menu.

Para Fred, “esse é um momento propício para esses investimentos, já que startups estão surgindo e grandes ideias estão acontecendo. Não temos mais como desvincular o mundo moderno do surgimento de novos negócios através das startups. Elas já são, e serão cada vez mais, as forças motrizes de disrupção e novos negócios”. Outro ponto que ele destaca é que “daqui em diante, os investimentos serão cada vez maiores em capital de transformação e menores em capital financeiro, e não podemos deixar de olhar todo o papel do desenvolvimento de novos empregos gerados pelas startups que surgem a cada dia.”.

É fato que o investimentos-anjo pode propiciar um grande desenvolvimento econômico ao país, tendo como referencias os países ditos como desenvolvidos, segundo ainda Fred Albuquerque “investir em startups estimula o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, e neste novo contexto a importância da formação e estruturação de governança para dar oportunidade de mais grupos de investidores anjo surgirem em todo país, hoje restrito a São Paulo e alguns grandes centros, é a isso que a FCJ Angels Network se propõe a resolver”.

Segundo Justino, CEO e Fundador da FCJ  “o processo de seleção do CEO foi intensa e concorrido pois queríamos identificar um profissional com experiência comprovada como empresário, empreendedor e sobre tudo com vivência em investimento anjo, todo o processo foi realizado pela plataforma Gupy, startup especializada em contratação, após a análise de mais de 240 currículos e dezenas entrevista selecionamos o Fred Albuquerque, pois tem além dos conhecimento exigido pelo cargo, possui senioridade para se relacionar com mercado”.

Sobre a FCJ Venture Builder

A FCJ Venture Builder é uma multinacional pioneira no ramo de Venture Builder no Brasil iniciando seus trabalhos no ano de 2013. Desde 2018 licencia seu modelo de Venture Builder e Corporate Venture Builder, nas modalidades B2C, B2B e B2G.

Sendo a primeira Venture Builder brasileira, a FCJ surgiu com o objetivo de levar para as empresas, investidores e startups uma alternativa de investimento em inovação, diferente de outros modelos, a FCJ ao invés de criar as suas próprias startups, seleciona de forma continuada startups para se tornar co-founder assumindo as áreas de retaguarda como: marketing, contabilidade, jurídico, administrativo, financeiro e infraestrutura, possibilitando que os empreendedores foquem todo o seu esforço na inovação.

Buscando fomentar e desenvolver o ambiente de investimento anjo no Brasil, a companhia lançou no início de 2020 o curso Jornada do Investidor-anjo com módulos EAD https://ead.fcjventurebuilder.com/ e devido ao COVID-19 liberou o acesso de forma gratuita até o final de 2020.

A FCJ se tornou a maior rede de Venture Builder da América Latina e uma das maiores do mundo, possui presença nas principais capitais do país, contando atualmente com as regionais FCJ São Paulo, FCJ Triângulo,  FCJ Bauru,  FCJ Rio de Janeiro, FCJ CWB, FCJ Vale do Paraíba, e as verticais Energy Nest, Construtech Innovation, Sky Ventures, Saúde Ventures, 2.5 Ventures e Imob Ventures, e StartupWin uma rede de franquia focada em soluções de startups.

A grande proposta da empresa para os próximos anos está na sua solução de Corporate Venture, ofertando ao mercado a criação de Corporate Venture Builder (CVB) e Corporate Venture Capital (CVC), em parceria com a Top Capital para o programa de internacionalização e a Magnus Consultoria para a região sul do Brasil.

Atualmente possui os Corporate Venture Builders:  NovoAgro Ventures em parceria com o Sistema Faemg; Farma Ventures em parceria com as redes de farmácia Drogal de Piracicaba e Indiana de Teófilo Ottoni; Varejo Ventures, em parceria com a CDL-BH;

O projeto de internacionalização contou como lançamento da FCJ Europe com a sua sede em Portugal, e o lançamento da FCJ Finland, e durante o mês de novembro está previsto o lançamento da FCJ America.

Acompanhe o site da FCJ Venture Builder para conhecer mais o nosso trabalho e ficar atento ao lançamento da FCJ Angels Network.

Deixe umcomentário