FCJ

FCJ anuncia o lançamento da primeira corporate venture builder nos Estados Unidos

Meta é desenvolver 30 startups early-stage para a indústria da moda nos próximos cinco anos

A FCJ Venture Builder, multinacional brasileira líder em venture building, anunciou uma parceria com a Fashinnovation, plataforma global de inovação para a indústria da moda fundada em Nova York. Desta união resultará a primeira corporate venture builder da FCJ nos Estados Unidos, a Fashinnovation Ventures, que vai desenvolver fashiontechs, startups para a indústria da moda.

O lançamento é resultado do avanço do plano de expansão internacional da FCJ, que possui escritório nos Estados Unidos e Portugal. “O lançamento da Fashinnovation Ventures, a primeira CVB da rede em território americano, é um marco importante para nossa estratégia de expansão internacional na América do Norte e será, sem dúvidas, uma alavanca para o nosso crescimento”, pontua Cris Madureira, Diretora de Expansão Internacional da FCJ Venture Builder

Com o propósito de conectar a indústria fashion, startups e empresas do segmento, a Fashinnovation já reuniu mais de 600 inovadores da moda em seus eventos, com vozes respeitadas como Diane Von Furstenberg, Susan Rockefeller, Kenneth Cole, Oskar Metsavaht, Donna Karan, Philip Kotler, e impactou mais de 180 países. Reconhecida como o principal evento de inovação do segmento, a Fashinnovation busca, agora, se tornar referência também em desenvolvimento de soluções inovadoras. 

A corporate venture builder vai selecionar startups que resolvam as principais dores da indústria, tornando-se cofundadora desses negócios, e oferecerá às empresas selecionadas conhecimento e abertura de mercado, capital pessoal, acesso a fundos de investimento, além de apoio para estruturação administrativa e em vendas, que são pontos cruciais para o pleno desenvolvimento das startups.

“A criação da corporate venture builder é parte do próprio DNA da Fashinnovation”, explica Marcelo Guimarães, fundador e CEO da plataforma que também já teve passagem pela Endeavor Brasil. Com as dores do mercado e dos empreendedores mapeadas, o brasileiro que vem liderando a inovação em moda no mundo afirma também que a CVB vai poder desenvolver soluções de forma estratégica.

Oportunidades do mercado fashion global

Ainda que a recuperação do mercado fashion pós-covid venha sendo otimista, liderada pela explosão dos e-commerces e o consumo interno, o estudo The State of Fashion 2022, produzido pela McKinsey e BoF, aponta que os principais desafios para os próximos anos estão relacionados aos gargalos da cadeia de suprimento e à demanda desigual dos consumidores ao redor do mundo. 

Apesar disso, segundo o estudo, 2022 é um ano de boas esperanças, considerando que muitos consumidores voltaram a renovar os guarda-roupas à medida que a vida social foi retomando em diversos mercados importantes.

De acordo com o levantamento, digitalização, sustentabilidade e engajamento do consumidor são os principais pilares de crescimento do mercado fashion global. Ainda assim, o setor de logística continua a mudar e os desafios também aumentam, considerando o crescimento da demanda do consumidor em alguns mercados.

O cenário representa diversas oportunidades para empreendedores que se relacionam com o universo fashion e desenvolvem soluções inovadoras para esse mercado. Ao mesmo tempo, grandes corporações do ramo da moda seguem a tendência mundial de inovar por meio da colaboração com startups, como Farfetch, Nike e Balmain vêm fazendo.  

O lançamento da Fashinnovation Ventures está previsto para o mês de agosto, em evento presencial em Nova York, no Spring Studios, casa oficial dos desfiles do Nova York Fashion Week (NYFW). 

Para mais informações, acompanhe a FCJ Venture Builder nas redes sociais.

Deixe umcomentário