FCJ

FCJ intensifica atuação na Europa por meio de parceria com a Atlantic Hub

FCJ intensifica atuação na Europa por meio de parceria com a Atlantic Hub

FCJ quer preparar corporações portuguesas para implementar a cultura de open innovation

Para dar ênfase às atividades da FCJ Europe, vertical da FCJ Venture Builder na Europa, a empresa vem criando estratégias para acelerar a inovação nas corporações europeias. Na última semana, a multinacional mineira divulgou uma parceria com a Atlantic Hub, empresa portuguesa fundada por brasileiros que, desde 2016, presta consultoria e assistência em internacionalização para negócios fundados no Brasil que buscam a expansão na Europa partindo de Portugal.

Com escritórios nos dois países, a Atlantic Hub já ajudou a internacionalizar mais de 100 empresas, além de aproximar mais de 2 mil empresários brasileiros do ecossistema português. “Essa parceria vai ajudar muito o ecossistema de inovação português”, explica Eduardo Migliorelli, sócio-fundador e CEO da Atlantic Hub. “Utilizaremos da expertise da FCJ para consolidar e alavancar o ecossistema de venture builders não só em Portugal, mas em toda a Europa.”

Essa união de forças tem como foco aproximar organizações portuguesas do ambiente de inovação e startups e gerar soluções capazes de suprir as dores de pequenas e médias empresas. A região conta com mais de 2.150 startups mapeadas, que geram 25 mil postos de trabalho, de acordo com o levantamento realizado pelo governo de Portugal. Ainda, o país está na 12ª posição das nações mais inovadoras da União Europeia e é sede da maior conferência em tecnologia do continente, o Web Summit Lisbon, o que demonstra o fortalecimento do ecossistema de inovação português.

“A FCJ já acompanha o trabalho da Atlantic Hub há algum tempo e a expectativa que temos é de aproximar nosso modelo de inovação com o mercado europeu, partindo de Portugal”, pontua Paulo Justino, CEO da FCJ Venture Builder. “A Atlantic Hub tem uma reputação extremamente forte em Lisboa e essa união permitirá que tenhamos um parceiro para atuar de forma ainda mais estratégica na região”. 

Com a nova parceria, o objetivo é gerar novas corporate venture builders em Portugal e expandir o modelo desenvolvido e validado pela FCJ no Brasil. De acordo com o CEO da FCJ Venture Builder, as empresas também trabalharão, em paralelo, com eventos e missões para fomentar tanto o ecossistema português quanto o brasileiro.

A FCJ Europe, que foi lançada há pouco mais de dois anos, já vem mapeando oportunidades no continente. Seu último lançamento foi a BAE Ventures, uma companhia de inovação aberta que propõe atender, por meio de produtos e serviços inovadores de startups, toda a cadeia da indústria do turismo,  o que a torna uma “multi corporate” venture builder.

Nos últimos anos, o número de startups, incubadoras e aceleradoras cresceu significativamente em Portugal, o que levou ao surgimento dos primeiros sete unicórnios do país (Farfetch, OutSystems, Feedzai, Talkdesk, Remote, SWORD Health e Anchorage). Como parte do projeto, a FCJ Europe apresentará ao mercado português o programa de primeira milha “Discovery Innovation”, que buscará transformar a cultura e o modo como as organizações compreendem a inovação corporativa.

Para oficializar a aliança, haverá um lançamento online para o público brasileiro no dia 2 de março. Em Portugal, o evento de lançamento acontecerá no dia 15 do mesmo mês, na sede da Atlantic Hub. Para obter mais informações, acesse os canais da FCJ Venture Builder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AssuntosRelacionados
Rolar para cima