FCJ

O poder da comunidade: histórias de quem se conectou e cresceu

palco MinasSummit - Foto Camila Rocha

Representantes de 4 startups mineiras contam como o intercâmbio entre integrantes do San Pedro Valley ajudaram no desenvolvimento de seus negócios

Contar a história das startups que estavam na vanguarda da inovação em Belo Horizonte é contar a história da San Pedro Valley. Na conversa com os fundadores de empresas que viveram o início dessa história e que hoje são maduras, uma mesma ideia aparece: a de que nada disso seria possível sem a conexão com a comunidade. Essa mesma verdade permeou a conversa de empreendedores e representantes de 4 startups mineiras, durante um dos painéis do 1º Minas Summit, encontro de inovação realizado pela FCJ Venture Builder e Órbi Conecta, no dia 30 de junho, no Minascentro (BH). 

O fundador da Melhor Plano, Pedro Israel, lembra que quando começou a empreender com a primeira versão de um comparador de ofertas de serviços de telecom, precisou entender de SEO, uma vez que o negócio dependia de fisgar os usuários por meio de palavras-chaves. “Foi o Diego da Rock Content que basicamente desenhou a estratégia de SEO pra gente começar. Usamos muito dos empreendedores mais maduros para crescer e fico imaginando o quão difícil seria aprender por conta própria”, contou.

Mais tarde, quando a Melhor Plano cresceu e prosperou, o próprio Pedro passou a oferecer ajuda e mentoria a outros empreendedores que estavam começando. “É papel do empreendedor passar conhecimento para frente, assim como recebeu. Se eu puder dar uma dica pra quem está empreendendo é: pega um grupo de 5 empreendedores e se encontrem com alguma frequência, sem programação, só pra tomar uma cerveja e conversar. Quando você está num grupo com pessoas num caminho parecido, consegue ter uma conversa mais aberta e achar soluções em conjunto”, sugeriu.

Diretora de recursos humanos da Sólides, Távira Magalhães – Foto Camila Rocha
Diretora de recursos humanos da Sólides, Távira Magalhães – Foto: Camila Rocha

A diretora de recursos humanos da Sólides, Távira Magalhães, também destacou a relevância de se estar conectado. “Na comunidade você encontra sustento, sua ideia fica melhor. Não é concorrência, mas parceiros se ajudando, pessoas que depois viram cliente ou fornecedor”, disse.

Conexão que certamente foi importante para que a startup encontrasse seu caminho nos últimos anos. Criada em 2010 com a proposta do Profile, produto que faz mapeamento comportamental, a empresa pivotou em 2013 e, hoje, oferece serviços completos de inteligência em RH, é uma das maiores do segmento, tem cerca de 25 mil clientes e mais de 700 colaboradores.

Um dos fundadores da startup Psicologia Viva, Fabiano Carrijo também comemora os resultados de se apoiar em uma comunidade pulsante de empreendedores de inovação, como o San Pedro Valley. Para ele, a troca de experiências ajuda a empresa a “errar mais rápido”, a partir dos aprendizados de quem já trilhou caminhos parecidos. Considerada uma startup da segunda geração de empreendedores de Belo Horizonte, a Psicologia Viva cresceu mais de seis vezes na pandemia e atende hoje 23 milhões de pacientes.

“Escutamos muito os ‘cabelos brancos’, pessoas que passaram por derrotas e sucessos e aprendemos com o que já tinham feito e estava funcionando. Precisamos fazer conexões, tomar mais cafezinhos com as pessoas. Quantos cafés você já tomou essa semana? Tem que ser pelo menos uns 5 cafés estratégicos por semana”, disse.

Pedro Menezes, advisor da startup Fazendinha em Casa, um dos fundadores do Órbi Conecta – Foto Camila Rocha
Pedro Menezes, advisor da startup Fazendinha em Casa, um dos fundadores do Órbi Conecta – Foto: Camila Rocha

Pedro Menezes, advisor da startup Fazendinha em Casa e um dos fundadores do Órbi Conecta, finalizou o debate com um convite à plateia. “Tudo o que vocês plantarem vocês vão colher. Então, invistam no ecossistema, plantem na vida das pessoas porque vai voltar pra você”, afirmou.

A 1ª edição do Minas Summit foi realizada pela FCJ Venture Builder e Órbi Conecta, patrocinada por Framework, Board Academy, Zendesk, Yazo, Grant Thornton, SEBRAE, Codemge, Governo de Minas Gerais, Minascentro e Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2024 tem mais. A 2ª edição do Minas Summit acontecerá nos dias 28 e 29 de junho, no Minascentro, no Centro da capital mineira. Acompanhe mais informações por meio do site www.orbi.co e www.sanpedrovalley.org.br. Se você é integrante do ecossistema de inovação de Belo Horizonte, não deixe de se cadastrar nos portais.

Fonte: www.orbi.co

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AssuntosRelacionados
Rolar para cima