FCJ

BIN@Minas 2022 reuniu mais de 1000 participações para discutir práticas, tendências e oportunidades de inovação

BIN@Minas 2022 reuniu mais de 1000 participações para discutir práticas, tendências e oportunidades de inovação

FCJ Venture Builder, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, trouxe a Belo Horizonte um dos principais encontros globais com líderes e executivos de peso do mercado

O debate de ideias com o objetivo de conectar o universo acadêmico ao mercado da inovação foi o ponto de partida para a realização do BIN@Minas 2022 (Business and Innovation Network). Promovido pela FCJ Venture Builder em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o evento reuniu mais de 1000 participações para discutir práticas, tendências e oportunidades do setor, com mais de 30 horas de conteúdo. 

Com organização da CRIA-ME Projetos e Eventos, a principal premissa desta edição em Minas Gerais foi trazer à tona as agendas de inovação cujas bases partem da pesquisa e se transformam em produtos e serviços que atendem às necessidades da sociedade, gerando valor para a economia. Por isso, o tema motriz foi O Crescimento da Economia da Inovação.

“Durante o evento, as inovações foram apresentadas por pesquisadores e especialistas de mercado em diversos setores da economia, proporcionando a todos os participantes oportunidades de compartilhar conhecimento e melhores práticas, fazer networking, criar parcerias e oportunidades de negócios”, relata Paulo Justino, CEO da FCJ.

Para se ter uma ideia, o BIN@Minas reuniu mais de 60 peritos nacionais e internacionais para tratar do impacto global da inovação na vida de empresas, universidades e cidadãos. Os temas foram apresentados em palestras, debates e workshops, com foco em áreas como biotecnologia, saúde, ESG,  agribusiness e outras.

Design de produtos e a importância das universidades na inovação

A palestra internacional de Julio Martins, co-founder da Everythink, foi um dos destaques do primeiro dia do evento. O especialista em design e desenvolvimento de produto e gestão de projetos trouxe o tema Make it real! Bringing ideas to life and products to people.

No segundo destaque do dia, a PucTec, representada pelo professor Humberto Torres Marques Neto, trouxe a palestra “Investir em novos negócios criados a partir de projetos acadêmicos: o caso da PUCTec – hub de inovação e negócios”

Para ele, a universidade é o principal polo de inovação que existe. “No nosso programa, é quase obrigatória a participação e o envolvimento de alunos, pois essas iniciativas transformam o espaço e o colocam em prol do desenvolvimento da sociedade”. 

No segundo dia de evento, painéis simultâneos foram realizados com temáticas diversas com aplicação para a inovação. Os action tanks abordaram assuntos como ESG & Inovação Corporativa, Economia Circular, Logística Avançada, entre outros.

Um destaque foi a participação de Marcelo Farias, do BH Airport, que falou sobre o centro de inovação do aeroporto. 

O terceiro dia contou com mais de 14 horas de conteúdo em workshops que tiveram o objetivo de discutir a inovação de uma maneira ainda mais prática. Entre os principais destaques está o “How can innovation be applied through feminine values?”, ministrado pelas fundadoras da Mubius WomenTech Ventures, Carol Gilberti e Regina Migliori.

O legado do evento – A Business & Innovation Network (BIN@) é uma rede internacional de parceiros acadêmicos e corporativos engajados em apoiar a criação de um fórum sustentável de compartilhamento de boas práticas e oportunidades em inovação. Foi fundada pela Universidade do Porto (Portugal), Universidade de Sheffield (Reino Unido) e USP – Universidade de São Paulo (Brasil). Atualmente, a rede conta com mais de 4,5 mil delegados em todo o mundo e já organizou 15 eventos internacionais em Portugal, no Reino Unido, no Brasil, na Romênia, na Polônia e na Holanda.

Sobre a FCJ Venture Builder

Criada no ano de 2013, em Belo Horizonte (MG), a venture builder é uma multinacional que conecta investidores, startups, corporações e universidades para desenvolverem negócios inovadores que impactam a vida das pessoas. Com o objetivo de potencializar o ecossistema de inovação do Brasil, hoje é a líder do segmento na América Latina e possui venture builders espalhadas pelo mundo. Para mais informações, acesse: https://fcjventurebuilder.com.

Sobre a FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP desenvolve actividades internacionais de educação, investigação e inovação. Assim, os resultados destas actividades são a criação, transmissão e disseminação do conhecimento, e a formação de profissionais competentes e éticos e futuros líderes no campo da engenharia e afins, bem como a promoção do bem-estar da sociedade global.

acesse: https://sigarra.up.pt/feup/pt/web_page.Inicial

Informações à imprensa

NB Press Comunicação

Tel.: 55 11 99327-8510

E-mail: fcj@nbpress.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AssuntosRelacionados

Nosso Instagram

Post Recentes