FCJ

ENIAC cria Venture Builder em parceria com empresa líder na América Latina

ENIAC cria Venture Builder em parceria com empresa líder na América Latina

A empresa mineira FCJ Venture Builder, parceira do ENIAC na iniciativa, deu continuidade ao processo de inovação criado pelo grupo educacional com o StartGRU

O Centro Universitário ENIAC, instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior, anunciou, na última semana, a parceria com a FCJ Venture Builder, empresa mineira líder em venture building na América Latina, para o lançamento de uma nova corporate venture builder, o ENIAC Ventures.

Corporate venture builders são organizações que desenvolvem diversas startups simultaneamente. O ENIAC Ventures surgiu a partir do avanço do programa de inovação iniciado pelo ENIAC no ano passado, o StartGRU. A nova abordagem vai aproximar as empresas de Guarulhos e o centro universitário e visa buscar desafios reais dessas corporações, que serão resolvidos pelos estudantes por meio do ENIAC Ventures.

“A Região Metropolitana de São Paulo, onde estamos localizados, é uma catalisadora de ideias e inovação, mas, muitas vezes por falta de oportunidade e incentivo, essa disrupção não caminha com velocidade. As startups têm a força de resolver dores antigas e acredito que, com disposição para arriscar, os moradores de Guarulhos e região vão levar empreendedorismo e muita novidade a todo o Brasil”, destaca o mantenedor do ENIAC, professor Ruy Guérios.

“E é justamente por isso que o ENIAC Ventures é importante: porque vai ajudar na criação e no processo de maturação dessas startups. Tudo dentro da academia, o que é bom também para nossos alunos”, completa o vice-reitor Pedro Guérios.

“O ENIAC conta com mais de 12 mil alunos”, aponta Alexandre Bernardes, membro do Conselho do ENIAC. “Existe um grande potencial para desenvolvimento de ideias desses jovens inovadores que poderão ser transformadas em negócios reais e que resolvem problemas da sociedade”, explica. 

Nos últimos anos, organizações públicas e privadas buscam por iniciativas de inovação aberta para se manterem competitivas e criarem novas soluções e oportunidades no mercado. O mesmo acontece com as instituições de ensino superior (IES), ainda que em número reduzido. Na sociedade atual, a inovação se tornou o pilar-chave para o desenvolvimento socioeconômico e, dentro das universidades e centros universitários, a inovação e a colaboração com empresas e indústrias é indispensável para transformar pesquisas em produtos com potencial de mercado.

O ENIAC Ventures selecionará pesquisas de todas as áreas realizadas dentro do centro universitário com potencial de se transformar em novos produtos ou serviços. Com a metodologia de venture building da FCJ, o ENIAC Ventures oferecerá aos jovens empreendedores apoio em todo o processo de transformação da pesquisa em startups. Os projetos selecionados contarão com suporte em questões administrativas e legais, mentorias com profissionais de inovação, benefícios para o desenvolvimento das pesquisas e soluções e acesso facilitado a fundos de investimento no momento de captação de recursos.

No Brasil, são poucas as IES com programas voltados para a integração com ecossistemas de inovação, o que aponta para uma falta de modernização da forma de atuação das academias. Por meio do ENIAC Ventures, o ENIAC busca firmar seu compromisso com a educação através do tripé conhecimento, metodologia e prática. “A evolução da sociedade acontecerá pela educação e devemos nos aproximar cada vez mais desse tripé, porque a prática se dá dentro das corporações, por meio da materialização e produtização dos projetos”, pontua Bernardes. “Por isso é importante que os empresários da região conheçam e participem do processo de implantação do ENIAC Ventures”, conclui.

O lançamento oficial do ENIAC Ventures, que funcionará no campus do ENIAC, em Guarulhos, acontecerá em junho. Acompanhe o perfil da FCJ Venture Builder nas redes sociais para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AssuntosRelacionados