FCJ

FCJ, em parceria com Wilson Caldeira, lança programa de mentoria comercial para startups

FCJ, em parceria com Wilson Caldeira, lança programa de mentoria comercial para startups

A proposta do programa é ajudar as startups a alavancar a ida ao mercado e escalar vendas

A FCJ Venture Builder, multinacional mineira líder em venture building na América Latina, anunciou a criação de um programa de mentoria para startups com foco em vendas. O GTM & Sales for Startups foi desenvolvido considerando que as estatísticas mostram que criar uma startup não é tarefa simples. Mais de 20% delas fecham no primeiro ano e 90% falham. Entre inúmeros desafios, o “go to market” (ida ao mercado) é um dos principais pontos que mostram que o negócio ainda não está maduro o suficiente para continuar, seja por falta de demanda, problemas de precificação ou custo, marketing ou experiência do cliente ruim.

O projeto será liderado por Wilson Caldeira, consultor e mentor de startups, mestre em inovação e empreendedorismo pela Universidade do Porto, com especialização na Stanford University e na Fundação Dom Cabral. “Já atuei com mais de 500 startups e posso afirmar que 90% delas têm esse problema de ida ao mercado”, afirmou Caldeira. “As startups recebem o cheque, vão para o mercado e fazem algumas vendas, mas essa alavancagem é o desafio, porque existe uma dificuldade no encaixe da solução para o mercado.”

No ano passado, o GTM & Sales for Startups foi aplicado internamente para mais de 50 startups do portfólio da FCJ Venture Builder. Com a abertura do programa ao mercado, o programa terá duração de três meses e será composto por quatro fases: 1) diagnóstico inicial da startup, 2) acesso a cursos gravados para que a startup tenha acesso a conceitos teóricos; 3) workshops coletivos em para aplicação dos conceitos do treinamento e 4) consultorias individualizadas e customizadas para cada startup.

“O processo de vendas é importante para qualquer empresa e a mentoria com o professor Wilson foi valiosa para as startups da NovoAgro Ventures, principalmente por criar um modelo estratégico desse processo”, explicou Léo Dias, CEO da NovoAgro Ventures, corporate venture builder especializada em startups do agronegócio. “Uma frase dita pelo professor que me marcou é que ‘temos que fazer menos voo de galinha e mais voo de cruzeiro’ na estratégia de vendas e essa mudança de mentalidade foi a chave que mudou nas empresas que participaram. Com certeza, esperamos poder oferecer a mentoria às startups que estão chegando.”

Lucas Indio, CEO da Destock, uma das startups participantes da primeira edição do GTM & Sales for Startups, pontuou que “o programa foi excelente, principalmente porque o conteúdo é muito rico e amplo e atende diversas categorias de startups”. “Durante as reuniões particulares com cada startup, Wilson fez comentários pertinentes, reflexões que não havíamos pensado, e as metodologias que ele trouxe nos ajudaram a entender como poderíamos melhorar nossas vendas”, completou. “Fizemos diversas alterações em nosso processo de vendas por conta da mentoria e tivemos um bom retorno.”

Um grande benefício para as startups que ainda não fazem parte do ecossistema da FCJ e que participarem do programa é que, além de receberem a capacitação em vendas, elas terão a oportunidade de serem avaliadas para uma possível entrada para o portfólio das CVBs da FCJ. Segundo Caldeira, é a primeira formação para startups que pode abrir as portas para o ingresso direto de empreendedores a um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil.

O programa GTM & Sales for Startups será desenvolvido em parceria com a FCJ Academy, a plataforma de educação corporativa da FCJ Venture Builder. Para Carolina Diana, head de RH da FCJ e profissional à frente da plataforma, “o GTM & Sales for Startups vem para sedimentar o propósito da FCJ Venture Builder junto às startups”. “Por seu caráter formativo, a FCJ Academy vai atuar como uma ferramenta para esse processo de formação tão necessário para o desenvolvimento das startups.”

O lançamento oficial do programa e a abertura das inscrições acontecerão em 25 de maio. Novas informações sobre o lançamento serão divulgadas nas redes sociais da FCJ Venture Builder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AssuntosRelacionados