FCJ

FCJ firma parceria com o maior grupo de comunicação do Maranhão para lançamento de venture builder

Aduela Ventures desenvolverá startups de comunicação e entretenimento

Nomeada Aduela Ventures, a corporate venture builder será a primeira do segmento de comunicação e entretenimento no Brasil. 

A rede FCJ anunciou o lançamento de uma corporate venture builder focada em jornalismo, transmissão e produção de conteúdo e gestão. O projeto, nomeado Aduela Ventures, foi idealizado em parceria com o Grupo Mirante, o maior grupo de comunicação do estado do Maranhão.

O Grupo Mirante, que é formado pelo jornal O Estado do Maranhão, Rede Mirante de Televisão, portal G1 Maranhão, rede de rádios Mirante AM e Mirante FM e portal Imirante.com, é líder absoluto em área de cobertura e audiência de TV e nos portais online, além de cobrir mais de 200 municípios do estado via rádio.

A iniciativa de criar um projeto de inovação aberta no Grupo Mirante aconteceu justamente porque a organização já vinha promovendo projetos de inovação internamente há alguns anos, fomentando desde mudanças metodológicas até desenvolvimento de novas ferramentas comerciais e de gestão. “Mas, de alguma maneira, sempre esbarramos na nossa cultura organizacional eminentemente tradicional. Precisávamos de algo realmente disruptivo e agora temos”, explica Marcus Sarney, diretor executivo do Grupo Mirante e um dos idealizadores da Aduela Ventures.

Seleção e desenvolvimento de startups

A Aduela Ventures desenvolverá startups seguindo o modelo venture builder 4.0 da FCJ, que incorpora a cultura de open innovation (inovação aberta). Dessa forma, diferentemente dos tradicionais programas de incubação e aceleração de startups, a corporate venture builder trabalhará com foco no compartilhamento de recursos. Assim, as startups selecionadas para fazer parte do portfólio receberão apoio relacional, financeiro e pessoal, além de demais benefícios indispensáveis para o desenvolvimento escalável de uma startup.

De acordo com Marcus Sarney, o ponto de partida para seleção das startups será as próprias demandas do Grupo Mirante. “Elas nos ajudarão a ser mais eficientes, produtivos e tecnológicos.”

Em relação às áreas de atuação das startups que serão desenvolvidas, Marcus explica que são diversas. “Trabalharemos com startups que atuam com o nosso core business, como jornalismo, transmissão e conteúdo, e até mesmo aquelas focadas em gestão, como  treinamento e avaliação de desempenho”. Existe também a possibilidade de criação de novos negócios atrelados ao Grupo Mirante.

Ecossistema de startups nordestino

A comunidade de startups do Nordeste vem recebendo cada vez mais destaque no cenário nacional. Se há dez anos os empreendedores precisavam buscar por oportunidades em grandes centros, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, hoje a realidade é outra: a região abriga pólos tecnológicos relevantes e retém talentos extremamente capacitados.

Com cerca de 1.200 startups, número revelado pelo último Mapeamento de Comunidades: Nordeste, realizado pela Associação Brasileira de Startups (AbStartups), a região mantém um alto interesse em negócios digitais. A maioria dessas empresas atua como software as a service, enquanto venda direta e marketplace vêm em seguida.

Com o lançamento da Aduela Ventures, o hub nordestino terá meios de se consolidar cada vez mais, tornando-se um ecossistema corporativo cada vez mais saudável, já que a nova corporate venture builder também vai conectar investidores e outros agentes do ecossistema.

“Seremos referência em inovação para um segmento enorme e traremos soluções reais, palpáveis, para empresas atuantes não só no Nordeste, não só no Brasil, mas em qualquer lugar do planeta”, finaliza Marcus.

Sobre a FCJ Venture Builder

A FCJ Venture Builder é uma multinacional pioneira em venture builder. A instituição, desde 2013, empenha-se em transformar ecossistemas de inovação no Brasil por meio do licenciamento do seu modelo Venture Builder 4.0, que foi adaptado justamente para atender às demandas e especificidades do mercado nacional.

Por meio de parcerias com empresas, instituições de ensino e outras organizações, a FCJ Venture Builder é considerada a maior rede de venture building da América Latina. Composta atualmente por cerca de 30 venture builders, 100 startups e 500 investidores e presente no México, Estados Unidos, Finlândia e Portugal, a FCJ Venture Builder vem transformando a forma de fazer negócio ao criar um modelo de empresa exponencial.

O lançamento da Aduela Ventures está previsto para março de 2022. Saiba mais nas redes sociais da FCJ Venture Builder.

Posts relacionados

Deixe umcomentário