FCJ

FCJ e Eixo Tech se unem para lançamento de venture builder focada em edtech, fintech e mobilidade

Venture Builder desenvolve startups do Distrito Federal

O projeto visa auxiliar startups do Distrito Federal no desenvolvimento de suas soluções, além de conectá-las a potenciais investidores.

A FCJ, maior rede de venture builder da América Latina, anunciou o lançamento de uma nova corporate venture builder em parceria com a desenvolvedora de software Eixo Tech. Com lançamento previsto para fevereiro de 2022, a Eixo Ventures, nome dado à CVB, tem como objetivo central “desenvolver soluções inovadoras que gerem impacto na sociedade”, além de se “posicionar como liderança no ecossistema de empreendedores de tecnologia de Brasília”, afirma Denis Alves, um dos fundadores do projeto.

A Eixo Ventures, baseada no modelo venture builder 4.0 do grupo FCJ, desenvolverá sistêmica e estratégicamente startups com soluções voltadas para os mercados de educação, finanças e mobilidade e oferecerá a essas empresas nascentes recursos financeiros, intelectuais e pessoais, visando agregar a elas valor e governança.

A comunidade de startups do centro-oeste

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o centro-oeste ocupa a 4ª posição entre as regiões que mais concentram startups no país. De acordo com o último Mapeamento do Centro-Oeste, divulgado pela associação em 2019, esse ecossistema, composto pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Brasília, já contava com quase 600 startups ativas, a maioria em fase de operação (36%) e tração (33%). Apesar dos bons números, o mapeamento mostra que 92% desses negócios nunca receberam investimento.

Goiânia, Cuiabá e Brasília abrigam comunidades sólidas de startups e empreendedorismo, o que vem chamando a atenção de agentes importantes do ecossistema. Mas, ainda assim, segundo os fundadores da Eixo Ventures, há uma certa dificuldade na criação de um hub que seja referência na região. “Realmente, é difícil ter acesso a fundos de investimento, ainda falta um auxílio maior nas etapas fundamentais para desenvolvimento das startups… Os empreendedores precisam ter um apoio em marketing, na área jurídica e com a contabilidade, por exemplo”, explica Rafael Alves, cofundador da Eixo Ventures.

Segundo os fundadores da corporate venture builder, a ideia de criar uma parceria com a FCJ Venture Builder veio justamente dos desafios que o Cerrado Valley, nome dado à comunidade de empreendedores de Brasília, enfrenta atualmente. 

“A Eixo Tech atua no segmento de projetos há cinco anos e, desde 2020, vem atuando com tecnologia. Nós queríamos lançar esse projeto por nós mesmos, mas conhecemos a FCJ e compreendemos o poder que a rede poderia trazer para nossa região”, comenta Rafael. “A Eixo Ventures apresentará uma metodologia genuína de desenvolvimento de startups ao centro-oeste, unindo tecnologia, disrupção, ciência e automação.”

O modelo de negócio da Eixo Ventures

O nome Eixo Ventures se relaciona com a própria estrutura de Brasília, com o cruzamento de dois eixos, o Monumental e o Rodoviário. Assim como a arquitetura da cidade, que foi capaz de promover inovações e melhorar a qualidade de vida dos habitantes, a Eixo Ventures busca o pioneirismo no desenvolvimento de soluções tecnológicas em Brasília por meio do compartilhamento de experiências.

Dessa forma, a corporate venture builder selecionará startups que integrarão seu portfólio e trabalhará lado a lado dos fundadores para o pleno desenvolvimento de suas soluções. As startups selecionadas contarão com apoio em marketing e vendas, governança, acesso ao mercado e a fundos de investimentos, além de benefícios para o desenvolvimento de suas plataformas e aplicativos, como provedores em nuvem, ferramentas de automação de marketing, de atendimento e suporte de clientes, de analytics e muitos outros.

Diferentemente de modelos tradicionais de desenvolvimento de startups, a Eixo Ventures acompanhará as startups até rodadas B e C de investimento e as ajudará no planejamento e execução do exit.

Sobre a FCJ Venture Builder

A FCJ Venture Builder é uma multinacional pioneira em venture builder. A instituição, desde 2013, empenha-se em transformar ecossistemas de inovação no Brasil por meio do licenciamento do seu modelo Venture Builder 4.0, que foi adaptado justamente para atender às demandas e especificidades do mercado nacional.

Por meio de parcerias com empresas, instituições de ensino e outras organizações, a FCJ Venture Builder é considerada a maior rede de venture building da América Latina. Composta atualmente por mais de 30 empreendimentos, mais de 94 startups e cerca de 500 investidores e presente no México, Estados Unidos, Finlândia e Portugal, a FCJ Venture Builder vem transformando a forma de fazer negócio ao criar um modelo de empresa exponencial.

Para mais informações sobre a Eixo Ventures, acompanhe a FCJ Venture Builder nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe umcomentário