FCJ

FCJ lança certificação inédita para agentes de inovação

FCJ lança certificação inédita para agentes de inovação

Com certificação e mais de 60 horas de conteúdo, os alunos saem prontos para acompanhar a jornada das startups em empresas e programas de inovação.

A falta de profissionais qualificados continua sendo um desafio preocupante para empreendedores da área de inovação e startups. Especialistas apontaram que esse déficit de mão de obra poderia prejudicar até mesmo a competitividade do país.

Nesse cenário, a FCJ Venture Builder, multinacional mineira referência em inovação corporativa, anunciou o lançamento de uma certificação inédita no Brasil para agentes de inovação. A certificação, que é aberta ao mercado, tem o objetivo de validar os profissionais, que são indispensáveis para o desenvolvimento de startups e para o bom relacionamento entre essas empresas nascentes e outros atores do ecossistema de inovação.

Certificação de agentes de inovação

A certificação terá mais de 60 horas de conteúdo e será ofertada na modalidade à distância. Ao longo de oito módulos, o objetivo é que o aluno entenda como se dá o acompanhamento de uma startup na prática e saia preparado para o mercado de trabalho. A FCJ também espera que, com um bom aproveitamento, o profissional formado venha a assumir uma posição nas venture builders da rede.

Carolina Diana, Head de Recursos Humanos da FCJ e que também está à frente do projeto, explica que “a certificação prima pelo conteúdo teórico, mas os vídeos são assertivos e diretos sobre a prática”. Quanto ao perfil de profissionais que podem se matricular, a gestora enfatiza que não há pré-requisitos específicos. “Podem se matricular pessoas que tenham como propósito contribuir para o desenvolvimento de novos empreendimentos e que também estejam dispostas a fomentar o desenvolvimento econômico do país, uma vez que quando desenvolvemos startups, também promovemos mais oferta de trabalho”, explica. “O nosso público são aquelas pessoas que querem deixar sua marca no mundo”.

As aulas serão ministradas por CEOs e gerentes de inovação da própria rede FCJ, e, para serem aprovados, os discentes precisam atingir um percentual elevado de aproveitamento. “Temos tanta responsabilidade com o que vamos entregar e com os profissionais que vamos formar que, para ter o certificado, os alunos precisam atingir 90% de aproveitamento na certificação”, explica Diana. “Estamos em busca de certificar profissionais diferenciados, porque é necessário dedicação, compromisso e comprometimento para trabalhar com empreendedorismo no Brasil.”

A gestora de RH da FCJ também explica que essa é uma oportunidade não só para pessoas que já estejam inseridas de alguma forma no ecossistema de inovação brasileiro, mas também para aqueles que buscam uma transição de carreira. De acordo com Diana, a média salarial de um agente de inovação júnior é de R$ 2.500, mas pode chegar até R$ 5 mil. 

Plataforma FCJ Academy

Seguindo a proposta de desenvolvimento do ecossistema de inovação, a FCJ também anunciou o lançamento da FCJ Academy. “Uma vez que o universo da inovação ainda carece de treinamentos mais direcionados, a proposta é que todos os profissionais que estejam em nosso grupo, seja holding, regional, CVB ou VB, tenham acesso a conteúdos que facilitem o desenvolvimento de seus trabalhos e com direito a certificação”, explica Diana.

“O objetivo é melhorar o desempenho dos profissionais, promover uma melhor ambientação de novos parceiros que entram na rede e fazer com que todos sintam-se valorizados de estar em um grupo como o nosso”.

A FCJ Academy é uma plataforma de educação corporativa. Voltada para os profissionais da rede, a plataforma oferece cursos para desenvolvimento pessoal e profissional em diversas áreas do conhecimento corporativo, como inteligência emocional, diversidade, marketing, vendas, LGPD, gerenciamento de processos e outros temas.

O lançamento do curso acontecerá no dia 23 de janeiro, às 16h, no canal da FCJ no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AssuntosRelacionados