Oportunidades do Varejo Farmacêutico: a expansão da Farma Ventures

Se você vê a inovação corporativa como algo complexo, difícil de ser posto em prática ou, até mesmo, que exige um imenso esforço intelectual e financeiro, talvez você não esteja pensando em inovação de fato. Afinal, a inovação provém do ato de transformar os problemas diários de diversos segmentos do mercado ou da sociedade em soluções eficientes, e isso pode ser feito de forma simples.

Foi partindo dessa premissa que nasceu a Farma Ventures, a primeira corporate venture builder do varejo farmacêutico do Brasil. Quer conhecer esse modelo de “fábrica de startups” do ramo da farmácia? Então leia este artigo até o fim.

A Farma Ventures

A Farma Ventures é a primeira venture builder no ramo de farmácia no Brasil. Ela nasceu da união entre as redes de farmácias consagradas Indiana e Drogal e o seu objetivo é trazer inovação para os negócios e oferecer uma melhor experiência de compra aos clientes.

A decisão da união desses dois grandes nomes e a criação de uma nova organização, totalmente voltada para a inovação do ramo, foi tomada após ambas as partes analisarem que o principal objetivo, tanto da Drogal quanto da Indiana, poderia ser alcançado de forma mais rápida e com um menor custo se as redes investissem seus recursos juntas.

Portanto, a Farma Ventures busca no mercado startups que ofereçam soluções para o varejo farmacêutico e que estejam alinhadas com os objetivos da corporação. Dessa forma, as startups contam com mentoria e garantem crescimento, reduzindo a sua taxa de mortalidade.

Drogal

A Drogal foi fundada em 1935 e, hoje, é conhecida como uma das maiores redes de farmácia do interior de São Paulo. Com mais de 3 mil colaboradores e presente em mais de 80 cidades, a Drogal aposta na grande expansão da rede e na promoção de qualidade de vida aos seus clientes.

Indiana

A Indiana é nome forte quando o assunto é farmácias em Minas Gerais e Bahia. Também atuando há mais de 85 anos, a expansão da rede é notória, principalmente com a constante inauguração de novas filiais nos últimos anos e com o lançamento do e-commerce Indiana em 2019.

O modelo de corporate venture builder

Para que o lançamento da Farma Ventures fosse possível, as redes optaram pelo modelo de corporate venture builder desenvolvido pela FCJ Venture Builder, que tem o objetivo de trazer inovação para empresas por meio da aproximação com o ecossistema de startups.

Nesse sentido, a FCJ Venture Builder atua como co-fundadora da Farma Ventures junto às redes Drogal e Indiana e, assim, esses três grandes braços buscam soluções inovadoras para o ramo farmacêutico de forma viável, tanto do ponto de vista financeiro quanto do operacional.

O que a Farma Ventures faz pelas startups

A Farma Ventures seleciona startups e diminui os riscos dos investidores por meio de um processo de desenvolvimento personalizado para startups. Portanto, a organização identifica e desenvolve startups que possuem sinergia com o varejo farmacêutico, garantindo o seu crescimento e seu futuro exit da seguinte forma:

  1. Busca e seleção: seleção de startups promissoras;
  2. Metodologia: elaboração das estratégias operacional e mercadológica;
  3. Desenvolvimento: acompanhamento da performance;
  4. Growth e exit: planejamento e execução do exit.

Ainda, a Farma Ventures oferece infraestrutura, know-how, canais de mercado, acesso ao ecossistema de inovação, rede de mentores, modelagem e design de negócios, serviços contábeis, jurídicos e validação de MVPs (produtos mínimos viáveis), além de executar campanhas de marketing durante o pré e pós-lançamento dos empreendimentos.

Dessa forma, há uma diminuição dos riscos e custos de inovação e um aumento da agilidade e do impacto comercial dos negócios.

Como a Farma Ventures transforma o varejo farmacêutico

Com suas soluções, a Farma Ventures é capaz de transformar positivamente o varejo farmacêutico. Seus principais pontos de investimento no setor são:

  • automação PDV;
  • soluções omnichannel;
  • gestão de crédito;
  • gestão de preços e estoques;
  • inteligência de mercado;
  • gestão pessoal;
  • gestão fiscal e contábil; e
  • acompanhamento de concorrentes.

UseCash

Um exemplo é a UseCash, uma startup do portfólio da Farma Ventures que tem o objetivo de aumentar as vendas das drogarias e, ao mesmo tempo, o engajamento da equipe. Para isso, a UseCash trabalha com um sistema de Campanha de Incentivo, no qual o farmacêutico pode acompanhar a sua produtividade por meio de um app e receber bonificações semanalmente de acordo com as suas metas.

Mais do que apenas bonificações, o objetivo da UseCash é motivar o vendedor e atrelar esse valor extra às suas realizações pessoais.

É importante ressaltar que as startups do portfólio da Farma Ventures podem aplicar suas soluções em outras áreas, independentemente do segmento. Portanto, essa é uma forma de startups e drogarias crescerem juntas.

Por fim, mesmo em um cenário de pandemia e queda econômica, o ramo farmacêutico vem recuperando as suas forças e pode fechar 2020 com um crescimento de até 10%, e as startups que decidirem embarcar nesse ramo acompanharão o crescimento cada vez mais exponencial do setor.

Você tem uma startup e quer fazer parte do portfólio da Farma Ventures? Então, preencha o formulário de inscrição!

Posts relacionados

Deixe umcomentário