FCJ

Gutenberg Venture Builder: de comunidade de leitores a venture builder de marketing e futuro da internet

Gutenberg Venture Builder

Com apoio da rede FCJ, a Gutenberg Venture Builder quer se solidificar como um player em geração de inovação também para o Metaverso

A FCJ Venture Builder segue determinada com seu plano de expansão para os próximos anos e, mesmo com diversos lançamentos já programados para o início de 2022, a líder em venture building na América Latina continua anunciando novas parcerias. No início de dezembro, foi divulgado o lançamento de uma venture builder que terá foco em startups que produzam soluções de marketing, vendas e futuro da internet — o Metaverso.

A Gutenberg Venture Builder, nome dado ao novo projeto, nasce da união entre o grupo FCJ e o ResumoCast, um ecossistema de empreendedores amantes de livros de negócios. Desde seu lançamento, em 2016, foram mais de 25 milhões de downloads do ResumoCast, que atualmente conta com mais de 400 episódios, mais de 12 mil minutos de conteúdo gratuito e cerca de 500 mil downloads mensais realizados por seus ouvintes, que são empreendedores interessados em negócios e inovação.

De acordo com o CEO da Gutenberg Venture Builder, Gustavo Carriconde, o objetivo do projeto é ajudar essa comunidade de empreendedores a tirar suas ideias do papel e construir novos negócios inovadores de forma sustentável e escalável. “Nosso propósito é encontrar os melhores empreendedores do planeta, ajudá-los a mudar o mundo e entregar retorno para investidores”, afirma o CEO.

As martechs e o Metaverso

Os anúncios recentes de grandes empresas investindo em tecnologias para o Metaverso, como a Nike, Facebook, Nvidia, Disney e Microsoft, por exemplo, evidenciam um movimento de aceleração da relação entre marketing, blockchain, tokens e criptomoedas. Com esses grandes players liderando o mercado, estima-se que esse movimento, que levaria pelo menos uma década para ser concretizado no Brasil, aconteça mais rapidamente.

Nesse contexto, as martechs, startups que unem marketing e tecnologia, além de serem indispensáveis hoje para ajudar empresas de todos os segmentos e portes a melhorar o engajamento com os clientes por meio de ações mais rápidas, eficientes e acessíveis, terão uma ótima oportunidade de se posicionar e se diferenciar no que parece ser o futuro da internet, o Metaverso.

Considerando que o Metaverso será um ambiente descentralizado e com acesso aberto a todos, isso significa que as esferas da vida humana, como trabalho, lazer, relacionamentos e negócios, se tornarão cada vez mais parte de um mundo virtual. A partir disso, novas empresas, produtos e serviços deverão surgir para gerenciar a vida no Metaverso e as martechs terão um papel vital nesse mundo, seja em relação à criação de anúncios e promoções, análise de dados, comércio e vendas, criação de conteúdo ou até mesmo experiência do usuário.

Gustavo Carriconde aponta que a Gutenberg Venture Builder vai se posicionar como um hub pioneiro de inovação do Metaverso, que une capital de investidores, mitigação de risco e startups que estão construindo esse novo universo digital.

A atuação da Gutenberg Venture Builder

A Gutenberg Venture Builder, uma organização dedicada a desenvolver startups e soluções inovadoras, se diferencia de programas de aceleração e até mesmo de programas de venture building mais tradicionais, isso porque seu modelo de negócio é baseado no Venture Builder 4.0, um modelo desenvolvido pela FCJ Venture Builder que atende às especificidades das empresas brasileiras.

Dessa forma, a Gutenberg Venture Builder fará a captação, seleção e desenvolvimento de startups, atuando como co-founder dessas empresas nascentes. Além de aportar capital intelectual, relacional e financeiro nessas startups, a Gutenberg Venture Builder também oferecerá aos negócios selecionados apoio jurídico, contábil, de vendas, de gestão, entre outros benefícios, acompanhando a trajetória das startups até atingirem as séries B/C de investimento.

Uma das organizações fundadoras do projeto é o ResumoCast, que surgiu como podcast, se tornou um canal de produção de conteúdo para empreendedores e se transformou em aceleradora de negócios. O objetivo, agora, é ativar essa comunidade e transformá-la em empresas reais.

Algumas das áreas que a Gutenberg Venture Builder tem em sua tese na vertical de Martech são search and display, geomarketing, analytics e performance, mídia programática, SEO, content marketing, marketing sensorial, e-mails e SMS,  marketing de redes sociais, big data e business intelligence. Já na vertical de Metaverso, as principais frentes de atuação são processamento de dados, conectividade em rede, plataformas virtuais, padrões de interoperabilidade, métodos de pagamentos, NTFs, tokens, criptomoedas, privacidade, proteção de dados, avatares, óculos de VR/AR e realidade mista.

De modo geral, a comunidade do ResumoCast “terá acesso a uma metodologia de buildagem que ajuda a tirar as ideias do papel para criar negócios de impacto e os investidores terão acesso a negócios com grandes retornos e diluição de riscos”, pontuou Gustavo Carriconde.

Sobre a FCJ Venture Builder

A FCJ Venture Builder é uma multinacional pioneira em venture building na América Latina. Há 8 anos, a empresa vem transformando ecossistemas de inovação do Brasil e, mais recentemente, do mundo por meio do licenciamento de seu modelo de Venture Builder 4.0, que, com base na inovação aberta (open innovation), tem como objetivo compartilhar recursos, otimizar o processo de desenvolvimento de startups, mitigar os riscos desse tipo de investimento, gerar conexões entre negócios e, assim, criar novos negócios escaláveis.

Através de parcerias com empresas, organizações, instituições de ensino e startups, a FCJ tornou-se referência no segmento, sendo composta atualmente por mais de 30 empreendimentos, mais de 90 startups e cerca de 500 investidores. Presente no México, Estados Unidos, Finlândia e em Portugal, a FCJ vem transformando a forma de fazer negócio ao criar um modelo de empresa exponencial (ExO).

Quer receber notícias da Gutenberg Venture Builder em primeira mão? Assine a newsletter!

Posts relacionados

Deixe umcomentário