FCJ lança venture builder do setor pet em parceria com Anilhas Capri

Focada em pássaros e aves, a venture builder visa criar um ecossistema para criadores e provedores de produtos e serviços para estes animais e ampliar o portfólio de serviços disponíveis para o mercado

A Anilhas Capri, empresa líder na identificação de animais silvestres, firmou parceria com a FCJ Venture Builder para a criação de uma venture builder do mercado pet. Esse é o primeiro projeto da FCJ neste segmento, considerando que a rede já atua em áreas como educação, saúde, jurídica e imobiliária.

A Capri Ventures está entre as quase dez venture builders da rede com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2022 e seu objetivo é desenvolver startups voltadas para os mercados pet e varejo para que sejam criadas soluções para os criadores de pássaros e aves. Além disso, por meio da venture builder, a Anilhas Capri busca expandir seu portfólio de serviços.

Inovação no mercado pet

Dados do Censo Pet, divulgados em 2019 pelo IBGE e o Instituto Pet Brasil, mostram que “foram contabilizados no país 55,9 milhões de cães; 40,4 milhões de aves; 25,6 milhões de gatos; 19,9 milhões de peixes e 2,5 milhões de répteis e pequenos mamíferos”. Os números evidenciam a tendência de que as pessoas estão convivendo cada vez mais com esses animais, o que vem transformando o perfil desse consumidor.

Assim como as demais áreas, o mercado de animais de estimação, portanto, também vem sendo impactado pelos avanços da tecnologia e, a cada dia, novas soluções são desenvolvidas não só para o cuidado e bem-estar dos pets, mas também para a digitalização e inovação de todos os agentes que envolvem esse mercado, desde petshops, clínicas veterinárias e indústrias de alimentos e medicamentos, por exemplo.

De acordo com o relatório PetsTech, publicado pela Liga Ventures em agosto de 2021, o Brasil tem o segundo maior mercado de animais de estimação, que cresce 13%, em média, anualmente e responde por 6,4% de todo o comércio global de produtos ou serviços pet. Além disso, a nível mundial, foram investidos US$ 1,9 bilhão em startups pet entre 2015 e 2020. A projeção é de que, até 2027, 31,9 bilhões de dólares ainda serão investidos no setor.

Modelo de negócio da Capri Ventures

As aves representam o segundo maior grupo de animais de estimação no Brasil, o que abre espaço para startups que buscam resolver os desafios que envolvem esses animais. Dessa forma, a Anilhas Capri, única empresa do país homologada para produzir e comercializar anilhas para os criadores de passeriformes silvestres registrados no IBAMA, entra para o universo das startups por meio do modelo de venture building.

Alexandre Gallaro, diretor da Anilhas Capri e um dos idealizadores do projeto, explica que “a Anilhas Capri viu muita oportunidade dentro do nicho de identificação animal, mas o modelo de inovação mais tradicional levaria muito tempo para ser implantado e teria um custo muito elevado. Além do mais, vimos que teríamos uma certa dificuldade em gerir as startups, considerando que somos uma empresa tradicional. Foi aí que conhecemos o modelo de inovação da FCJ”.

A Capri Ventures buscará estreitar o relacionamento entre os criadores, oferecendo um ambiente digital onde eles possam se comunicar, disponibilizar os pássaros para transferências, para vendas, com serviços como cartórios digitais, por exemplo. “Queremos criar um ecossistema em que o criador consiga encontrar tudo o que ele precisa ali dentro”. 

Além disso, de acordo com Rosina Gallaro, presidente à frente da Anilhas Capri, outro grande objetivo é ampliar o portfólio de serviços da empresa. “Daqui a 5 anos queremos ter uma base maior de serviços do que produtos. No futuro, a ideia é que 20% do faturamento da empresa seja de produtos e 80%, de serviços”.

Dessa forma, a Capri Ventures buscará no mercado startups que já passaram da fase de MVP e atuará como cofundadora desses novos negócios. As startups selecionadas para o projeto contarão com apoio em marketing e vendas, governança, acesso ao mercado e a fundos de investimentos, além de benefícios para o desenvolvimento de suas plataformas e aplicativos, como provedores em nuvem, ferramentas de automação de marketing, de atendimento e suporte de clientes, de analytics e muitos outros.

Diferentemente de modelos tradicionais de desenvolvimento de startups, a Capri Ventures acompanhará as startups até rodadas B e C de investimento e as ajudará no planejamento e execução do exit.

Para mais informações sobre a Capri Ventures, acompanhe a FCJ Venture Builder nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe umcomentário