Leonora fecha parceria com FCJ para criação da Corporate Venture Builder Leonora Ventures

A nova Corporate Venture Builder busca soluções voltadas para inovações tecnológicas, setor da educação e mercado varejista.

Leonora Ventures

Antes mesmo da pandemia do coronavírus atingir o mundo, a inovação já era a chave para o sucesso de muitas empresas e, em 2021, a inovação significa sobrevivência diante do mercado. E mesmo que muitas organizações já tenham colocado soluções inovadoras em prática, agora chegou a hora de analisar os resultados de um ano imprevisível como 2020 e ajustar as ações de acordo com o novo perfil de consumidor que surgiu durante esse período.

E foi pensando em inovar cada vez mais que a Leonora Comercio Internacional, uma empresa brasileira de mais de 35 anos que atua com produtos escolares, materiais para escritório e uma linha autêntica de produtos voltada para trabalhos manuais, uniu-se à FCJ Venture Builder para fomentar ainda mais a inovação nos setores de educação e varejo por meio de uma Corporate Venture Builder, a Leonora Ventures. Saiba mais sobre essa parceria abaixo!

A Leonora

Inaugurada inicialmente como uma gráfica, a Leonora é uma empresa de 35 anos que tem em sua essência a felicidade e a paixão pelo o que faz. O nome é uma homenagem do fundador e diretor da organização, Alberi Antônio Rodrigues, à sua mãe.

A história da Leonora inicia-se em 1984, quando o fundador da organização saiu do Paraná e foi para Rondônia levando consigo uma máquina tipográfica e alguns de seus colaboradores, dando início à produção de blocos e guias para pagamentos de impostos.

Anos depois, em 1991, encantados com o setor de materiais escolares, a empresa inaugurou sua própria fábrica de cadernos em Vilhena, Rondônia, e passou a fabricar seus próprios cadernos escolares.

Após visitar uma feira internacional em 1995, a Leonora foi também pioneira no fornecimento de papel de formulário contínuo nas regiões norte e centro oeste do país. Nesse movimento de expansão, a Leonora fundou a sua primeira filial em Manaus nos anos 2000.

A Leonora seguiu com a produção fabril até 2008, ano em que reformulou seus negócios e deu início ao processo de importação de produtos, inaugurando suas novas marcas Leo&Leo e Jocar Office, que atendem a linha escolar e materiais de escritório, respectivamente.

Após reformulações importantes para o crescimento e posicionamento da Leonora no mercado, foi lançada em 2019 a LeoArte, uma marca criada para desenvolver ferramentas autênticas voltadas para o trabalho artesanal e criativo.

O sistema logístico próprio

Atendendo diversos pontos de vendas espalhados em todo Brasil, com uma sede e duas filiais, a Leonora conta com um centro de logística próprio em Palhoça/SC e uma filial logística em Cariacica, no Espírito Santo, permitindo mais agilidade aos processos logísticos tanto das marcas Leonora quanto de empresas parceiras através da Leolog.

Busca por inovação

A Leonora sempre atuou com espírito empreendedor, o que fez com que a organização se reinventasse ao longo dos anos, democratizando o acesso às tendências do mercado de papelaria. Agora, mais do que nunca, a Leonora continua na busca por transformações e é nas startups que a corporação vê um novo potencial de crescimento.

Corporate Venture Builder

A rede FCJ é pioneira no mercado de Venture Builder na América Latina. Desde seu lançamento em 2013, tem como objetivo levar inovação para diversas regiões e mercados do Brasil e do mundo, buscando e desenvolvendo soluções inovadoras (venture builder) e garantindo às startups os recursos necessários para o seu desenvolvimento sustentável e escalável.

No exterior, a FCJ atende o continente europeu meio da FCJ Europe e da licenciada FCJ Finland, além de contar com a FCJ USA, que atende o público dos Estados Unidos. Além disso, a rede FCJ foi a primeira a lançar um modelo de franquia de startups no Brasil e a organização ainda atua com o fomento dos grupos de investimento-anjo no país, além de inúmeras outras iniciativas.

A rede também licencia seu modelo nas modalidades:

  • vertical: desenvolvendo segmentos específicos do mercado e conectando-os à inovação;
  • regional: replicando o modelo Venture Builder para promover a inovação em diferentes regiões do Brasil e do mundo;
  • corporate: conectando empresas já consolidadas à inovação aberta;
  • government: aproximando instituições públicas do ecossistema de inovação.

Em parceria com a FCJ Venture Builder, a Leonora inaugura a Leonora Ventures, que tem o objetivo de fomentar ideias inovadoras de educação e varejo e promover a aproximação entre organizações já consolidadas e startups.

O modelo de Corporate Venture Builder da FCJ, licenciado pela Leonora, permite que empresas se aproximem com mais facilidade de soluções inovadoras através da cultura de inovação das startups. Quando há a aproximação dessas empresas com a novação através do investimento em startups, a organização pode adquirir soluções que impactam suas operações de maneira profunda, gerando, consequentemente, uma vantagem competitiva para o negócio.

A Leonora Ventures surge para trazer a inovação em dois dos principais setores do mercado, o educacional e o varejo, e a FCJ atua como o braço de inovação que faltava para a Leonora atingir os seus próximos passos, levando adiante o espírito empreendedor que carrega desde a sua inauguração.

Acompanhe a Leonora Ventures pelas redes sociais Instagram e LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe umcomentário